topo_cabecalho
Droga feita de invertebrado ajuda a tratar câncer, diz estudo

Uma pesquisa liderada pela Universidade de Milão, na Itália, revelou que uma droga produzida a partir de invertebrado marinho pode ajudar no tratamento de um determinado tipo de câncer.

 

A droga, trabectedin, produzida a partir de ascídias, se mostrou eficaz no tratamento do lipossarcoma mixóide. O sarcoma é um tumor que se manifesta no tecido conjuntivo, especialmente nos ossos, cartilagens e músculos, podendo se estender a outros tecidos através da corrente sanguínea.

 

O lipossarcoma mixóide é um tipo de raro de sarcoma de tecido mole que em 75% dos casos ataca os membros inferiores.

 

Os pesquisadores testaram o trabectedin em 51 pacientes com lipossarcoma mixóide, cujo câncer estava em estágio avançado e para o qual já haviam recebido algum tipo de tratamento.

 

Do total, eles observaram que 26 pacientes responderam a nova droga, sendo que em dois casos o câncer desapareceu por completo.

 

Nos outros 24 pacientes, os tumores foram reduzidos em até 30%.

 

Testes anteriores realizados com o trabectedin apresentaram resultados satisfatórios em apenas 20% dos casos, enquanto a nova pesquisa revelou que a droga foi eficaz em 51% dos casos.

 

Novos testes

 

O estudo, liderado por Federica Grosso, da Unidade de Sarcomas da Universidade de Milão, foi feito em parceria com especialistas de outros centros de sarcoma em Boston, nos EUA, Londres, Lyon e Paris.

 

A pesquisa foi publicada na edição online do mês de julho da revista The Lancet Oncology.

 

O tratamento mais usado atualmente para os lipossarcomas de tecido mole é a remoção do tumor, mas segundo os pesquisadores, cerca de metade dos pacientes, em geral, desenvolvem metásteses depois de um tempo e morrem.

 

Animados com os resultados, os cientistas iniciaram duas novas pesquisas.

 

“Os resultados levaram ao início de dois outros estudos que vão testar o papel do trabectedin no tratamento do câncer na fase pré-operatória e no desenvolvimento da metástese”, disse Grosso.

 

Um tipo mais comum de sarcoma é o sarcoma de Kaposi, que normalmente se manifesta como tumores na pele de pessoas que são portadoras do vírus HIV.

 

(BBC Brasil)


Data: 22/06/2007