topo_cabecalho
Até 2030, 90% da população viverá nas cidades, diz ONU

"O crescimento é inevitável. Toda a comunidade internacional tem que observar isso e fazer de tudo para aumentar os direitos da população pobre"

Se a infra-estrutura do país não aguentará um forte crescimento econômico por falta de oferta de energia e por ineficiência logística para escoamento de produtos, o que dizer da capacidade do país para lidar com o crescimento populacional urbano?

Segundo o relatório "Situação da População Mundial 2007", do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), ligado à ONU, até 2030, 90% da população brasileira viverá em áreas urbanas, um crescimento de cerca de 7% sobre os 84% de hoje.

A média mundial de população urbana, porém, só ultrapassará a metade do total em 2008 e poderá chegar a 60% até 2030.

Diferentemente da primeira onda de urbanização nos séculos XVIII e XIX, ocorrida principalmente na América do Norte e na Europa, dessa vez o crescimento é nas camadas mais pobres e nas cidades de até 500 mil habitantes dos países subdesenvolvidos, incluído o Brasil.

Segundo a especialista em políticas públicas do Ipea Diana Motta, o crescimento no país deve ser mais acentuado nas cidades médias dos 49 conglomerados urbanos espalhados pelo Centro-Sul e litoral brasileiros, nos quais vive metade da população do país.

Esse adensamento populacional é puxado pelo maior dinamismo da indústria nas cidades periféricas. Se na tendência mundial indicada pela ONU a migração terá peso pequeno no crescimento da população urbana, no Brasil o processo migratório ainda é importante.

"Temos que nos preparar para essa situação. A concentração de infra-estrutura nos núcleos dos conglomerados urbanos causa disfunções na ocupação do solo, problemas de congestionamento e poluição", diz Diana.

A intenção do estudo elaborado pela ONU e apresentado na sede da prefeitura de SP é orientar as formuladores de políticas públicas a lidarem com os desafios anunciados.

"O crescimento é inevitável. Toda a comunidade internacional tem que observar isso e fazer de tudo para aumentar os direitos da população pobre", diz a representante do UNFPA, Alana Armitage.

Fonte: Valor Econômico, 28/6


Data: 28/06/2007