Fundação internacional aprova projeto de criação do Museu do Futuro em Campina Grande

Projeto visa fomentar a pesquisa tecnológica e está sendo desenvolvido pelo IECOM e UFCG

Campina Grande deve ganhar, em breve, um espaço voltado ao fomento da pesquisa tecnológica e à preservação da memória científica da cidade. Foi aprovado recentemente, pela fundação do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE), o projeto de criação do Museu do Futuro, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM), em cooperação com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O projeto - um dos poucos em nível mundial considerados pelo IEEE - visa à implantação do Museu do Futuro em Campina Grande, pelo IECOM, em convênio com a UFCG, em espaço físico a ser cedido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande. O IEEE é a maior organização do gênero no mundo, com sede nos Estados Unidos e mais de 360 mil associados.

De acordo com o presidente do IECOM, professor Marcelo Alencar, do Departamento de Engenharia da UFCG, “o museu servirá de protótipo para a instalação de outros museus da ciência e tecnologia no país, em universidades e institutos de pesquisa conveniados com o IECOM. É uma alternativa para preservação da memória, fomento à pesquisa na área, cooperação com outras instituições congêneres, além de servir como fonte de pesquisa para os alunos, ligação entre a empresa, a academia e a comunidade”. Segundo ele, o novo espaço também permitirá à população, acesso à Internet, facilidades para palestras, cursos e outras atividades culturais.

O professor adianta que os recursos do projeto aprovado servirão para fomentar a iniciativa, “mas o projeto completo do Museu prevê uma área de 1.200 m², contando com três auditórios, três laboratórios de pesquisa, um laboratório para recuperação de peças, uma biblioteca, sala de computadores ligados à Internet, dez salas para pesquisadores, lanchonete para o público, sala de recepção e sanitários”.

Inicialmente, o Museu do Futuro de Campina Grande deverá ser instalado em conjunto com a Praça da Engenharia, uma iniciativa da UFCG para estimular os alunos a experimentarem a área de Tecnologia.

Data: 02/07/2007