Formação de professores é prioridade, diz ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu nesta terça-feira, 3, em Belém, relatório produzido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) com propostas para superar o déficit de professores do ensino médio brasileiro. “Recebo com satisfação essa contribuição do CNE e, mais especificamente da Câmara de Educação Básica, esse retrato da situação do magistério na escola pública”, disse o ministro, em sessão solene do conselho. “O resgate do papel do professor é fundamental. É ele o protagonista da mudança do sistema educacional”, afirmou Haddad.

Ao receber o documento da professora Clélia Brandão, presidente da Câmara de Educação Básica, o ministro destacou ainda a implantação de um sistema nacional de formação permanente de professores. “Temos de formar recursos humanos de nível superior não só para o nível superior, mas para todos os níveis educacionais”, disse.

Haddad lembrou ainda que o Ministério da Educação, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), estabeleceu como foco específico a questão dos professores, seja do ensino fundamental, seja do médio. Ele citou ainda os esforços na implantação, por todo o país, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), cujo objetivo é aprimorar a formação profissional dos professores.

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, disse que o momento da divulgação do relatório, justamente na reunião do CNE no estado, é  apropriado. “Não é fácil encontrar professores com formação adequada  e que queiram dar aulas em regiões remotas como a Amazônia, mas uniremos esforços com o MEC para conseguir”, disse a governadora.

Data: 03/07/2007