UFCG oferece curso gratuito de aperfeiçoamento em Matemática

São oferecidas 100 vagas, que serão preenchidas pela ordem de inscrição

Estão abertas até o próximo dia 15 deste mês, as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Capmem), que será realizado pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro. As 100 vagas oferecidas serão preenchidas pela ordem de inscrição e os professores selecionados receberão gratuitamente o material do curso e uma ajuda de custo para cobrir as despesas com alimentação e deslocamento.

O curso de aperfeiçoamento acontecerá durante a semana de 23 a 27 de julho, com aulas no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande. No período da manhã, os módulos serão transmitidos ao vivo do Impa – por teleconferência – e os participantes poderão enviar perguntas durante a transmissão, através de um programa específico. No período da tarde, as atividades serão conduzidas pela equipe da UFCG, sob coordenação do professor-doutor Daniel Cordeiro.

Em sua terceira edição na UFCG – e atualmente acontecendo simultaneamente em 25 universidades do país - o Capmem é oferecido duas vezes ao ano, durante uma semana e no período de férias, desde 1990. Com módulos independentes dos conteúdos programáticos das três séries do ensino médio, o curso zela pelo conceito e a visão crítica de cada tema. “Também sugere posturas ao professor no ensinar – mostrar a relevância das matérias, relacioná-las e exemplificar com aplicações ao cotidiano”, ressaltou Daniel Cordeiro.

Para esta edição do curso foram selecionados temas abordados no livro A Matemática do Ensino Médio, Vol. 1, de Augusto César Morgado (in memoriam), Eduardo Wagner, Elon Lages Lima e paulo Cezar Pinto Carvalho, publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática. Os módulos anteriores podem ser vistos e “baixados” gratuitamente na página eletrônica http://strato.impa.br/.

Maiores informações na Coordenação de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências e Tecnologia, campus Campina Grande, pelo telefone (83) 3310.1112 ou pelo e-mail daniel@dme.ufcg.edu.br.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 05/07/2007