topo_cabecalho
Servidor da UFCG lança sátira de costumes

Históricas Verídicas de Um Mentiroso está disponível nas livrarias Cultura e na Banca do Orlando

 

“Parece mentira!” seria uma boa maneira de anunciar o lançamento do sexto livro do técnico-administrativo da UFCG, Horácio de Almeida Lima. E completar o enunciado com a expressão “não é que ele tem nome de escritor” seria um bom arremedo. Mas a coisa é séria, já está disponível nas livrarias Cultura e na Banca do Orlando, em Campina Grande, o livro “Históricas Verídicas de Um Mentiroso”, produção independente do coordenador de Apoio ao Servidor da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. 

 

Segundo o autor, o livro é uma coletânea satírica de vários aspectos da sociedade, composto de causos vivenciados ou repassados por contemporâneos. “São histórias verdadeiras acrescidas de um certo exagero, que se potencializam num sério candidato à best-seller”, resumiu, em tom jocoso.

 

“Históricas Verídicas de Um Mentiroso” começa narrando a batalha em busca de uma editora que, seguindo a veia literária, ironicamente acreditasse no projeto; citando as considerações feitas e “as desconsiderações” que fizeram o autor partir para uma publicação independente, que recebeu a diagramação da Editora Universitária da UFCG.

 

Horácio disse assumir, na segunda parte do livro, uma seriedade no tratar dos fatos narrados, a exemplo do conto “O Nome Dela” que retrata a experiência trágica do suicídio de uma colega de escola. Agora é ler para crer.

 

O autor

 

Horácio de Almeida lima, nasceu em Cacimba de Dentro – PB. Funcionário e sindicalista da UFCG, atualmente exerce o cargo de coordenador de Apoio ao Servidor da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Foi membro do Conselho Universitário e do Conselho Consultivo da Geap, em Brasília.

 

Articulista de alguns periódicos campinenses, já recebeu prêmios em concursos de poesias e o de revelação literária da Associação Cultural do Recife. Também teve seu livro O Obscuro da Existência adotado pela professora Elizabeth Marinheiro em uma das disciplinas do curso de Letras da UEPB, em 1983.

 

Obras

 

O obscuro da existência (crônicas e poemas)

Sombras na Escuridão (poemas)

A fartura da Fome (crônicas)

A hora dos Algozes (contos)

O Fim... A revolta dos oprimidos (contos)

 

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)


Data: 06/07/2007