Aberto VI Congresso Íbero-Americano de Ciência e Tecnologia de Membranas - CITEM 2007

Evento segue até a próxima quarta-feira, 11, com conferências e sessões técnicas

Aberto na noite deste domingo, 8, no Centro de Convenções Raimundo Ásfora, o VI Congresso Íbero-Americano de Ciência e Tecnologia de Membranas - CITEM 2007 – que congrega pesquisadores e profissionais permitindo a atualização de conhecimentos, a discussão dos avanços mais recentes na área técnico-científica e intercâmbios entre os participantes.

Ao dar as boas-vindas, Kepler França, professor da UFCG e presidente da comissão organizadora do evento, falou da importância e do poder de unificação de propósitos, além do comprometimento que um evento de tal natureza promove entre os cientistas, pesquisadores e técnicos.

Em sua fala, Cláudio Hebert do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) discorreu sobre o significado da realização do Congresso em Campina Grande, no Nordeste, sede do Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes/UFCG), que muito tem contribuído para as soluções da escassez de água potável.

Congratulando as universidades nacionais e estrangeiras envolvidas em “nobre área de pesquisa para a sobrevivência e o desenvolvimento humano”, o reitor da UFCG, Thompson Mariz, falou que o Congresso deve aprofundar conhecimentos e promover novas investigações científicas.

Já o secretário de Ciências e Tecnologia da Paraíba, Jurandir Xavier, falou da necessidade histórica do Nordeste por recursos hídricos e do comprometimento da Universidade Federal de Campina Grande com a região na qual está inserida.

O evento segue até a próxima quarta-feira 11, com conferências e sessões técnicas. Uma exposição de equipamentos e serviços está montada no hall do Centro de Convenções (foto) e painéis estão sendo expostos de acordo com as sessões técnicas.

Palestra de abertura

Após a sessão de abertura, Kepler França proferiu palestra sobre os “Avanços e situação da tecnologia da dessalinização de águas salobras no Semi-árido nordestino”, trazendo números e comentários a respeito da oferta e aproveitamento da água potável, do planeta ao Nordeste brasileiro, apresentando os projetos e experiências desenvolvidas pelo Labdes/UFCG, do qual é coordenador.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 09/07/2007