CNPq anuncia primeira quota de bolsas do PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) irá destinar as primeiras bolsas de pesquisa desde sua criação, em julho de 2006. Destinado a estudantes do ensino técnico e superior, o programa possibilita a participação do bolsista, sob orientação de um pesquisador qualificado, em atividade de desenvolvimento tecnológico e inovação.

Para o período de 2007 a 2008, foram aprovadas 387 bolsas, destinadas em quotas a 34 instituições. A região Sudeste recebeu 52,9% das bolsas, 23,25% foi para instituições do Sul e 21,18%, para o nordeste. As restantes foram para as regiões Norte e Centro-Oeste.

As quotas institucionais deverão ser repassadas aos pesquisadores vinculados à instituição, que definirá seu processo de seleção. As bolsas deverão ser distribuídas segundo critérios que assegurem que os bolsistas serão orientados pelos pesquisadores de maior competência científica e tecnológica e com capacidade de orientação.

Veja aqui o resultado completo das quotas do PIBITI aprovadas.

O Programa

O principal objetivo do PIBITI é contribuir para o engajamento e formação dos estudantes que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além da formação de recursos humanos destinados ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país. A modalidade atuará de forma semelhante às bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na iniciação científica.

As bolsas são destinadas a instituições públicas, comunitárias ou privadas que realizam atividade de desenvolvimento tecnológico e inovação e tenham instalações próprias para tal fim.

PIBIC

A quota 2007-2008 do PIBIC também foi aprovada. Foram contempladas 227 instituições, com um total de 18.117 bolsas.

Veja aqui a lista completa dos aprovados.

Data: 09/07/2007