Encontro Nacional de Engenheiros de Minas começa hoje na Fiep

O evento será aberto às 19h30, homenageando Lynaldo Cavalcanti

Para debater os temas relacionados à valorização do profissional de Engenharia de Minas e ao setor mineral, ampliando o intercâmbio de informações e idéias, começa na noite desta terça-feira, 10, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (foto), o IV Encontro Nacional de Engenheiros de Minas. A abertura acontece às 19h30 e tem como destaque uma homenagem ao professor Lynaldo Cavalcanti, criador da Unidade Acadêmica de Engenharia de Minas da UFCG, em 1976.

A conferência de abertura será proferida pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Antônio Cedraz Nery, que discorrerá sobre “Ações do Governo para a Política Mineral no Brasil”. O evento também comemora o centenário do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil, que receberá como marco um obelisco em granito Sucuru, a ser inaugurado nesta quarta-feira, 12, em frente ao Museu Gemológico do Nordeste, na UFCG, campus Campina Grande.

O coordenador-técnico do Encontro, professor Antônio Pedro Ferreira, da UFCG, disse que também serão discutidas questões institucionais relacionadas aos projetos político-pedagógicos dos cursos e às políticas para o fortalecimento de uma fiscalização integrada da atividade mineral. “E se torna numa excelente vitrine para divulgação da produção técnico-científica dos alunos egressos da UFCG”.

Lynaldo Cavalcanti

Paraibano de Campina Grande, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal da Pernambuco (UFPE) em 1955. Na área da educação, exerceu os cargos de professor titular de 1967 a 1972, para culminando sua carreira como reitor da UFPB, de 1976 a 1980.

Atualmente, exerce os cargos de secretário-executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), desde 1991; presidente do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), desde 2005, e membro do Conselho Diretor da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) de Manaus, desde 2000.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 10.07.07)

Data: 10/07/2007