Importações de equipamento pela UFCG já atingiram US$ 600 mil este ano

A marca atingida pela Universidade Federal de Campina Grande em importação de equipamentos laboratoriais de pesquisa, no primeiro semestre deste ano, chegou aos US$ 600 mil. De acordo com o assessor de Comércio Exterior da UFCG, Edson Guedes, as importações vêm crescendo significativamente, desde a criação da universidade, e o volume já atingido prenuncia o alcance do estimado para este ano, US$ 1 milhão.

Os instrumentos - que beneficiam as unidades acadêmicas de Engenharia Agrícola, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica e Química - foram adquiridos através de projetos que concedem incentivos fiscais a importações de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). “Trazendo inovação e atualização aos laboratórios de pesquisa destas unidades, traduzindo-se numa melhor capacitação de professores e alunos”, disse Edson.

Entre os laboratórios que receberam maior número dos instrumentos recém-adquiridos, estão o Laboratório de Metrologia de Campina Grande (Labmet) – financiado pela Finep, e envolverá várias unidades acadêmicas, entre elas as de Engenharia Elétrica e Engenharia Química – para medições que asseguram a precisão exigida no processo produtivo através de calibrações e ensaios - e o Laboratório de Isolamentos Elétricos (Labis), financiado pela Eletrobrás e em processo de licitação, que consolidará pesquisas voltadas para aplicação em empresas de energia elétrica.

Entre os equipamentos adquiridos estão calibradores, medidor universal de pressão e temperatura, e ociloscópios de última geração – para o Labmet, e um detector de descargas parciais (foto) provido de um sistema computacional para auxiliar no diagnóstico e na redução dos ruídos inerentes aos sistemas elétricos – no Labis.

Benefícios fiscais

Previstos por lei, são isenções do imposto de importação e sobre produtos industrializados, como também do adicional de frete da Marinha Mercante, que nos projetos desenvolvidos com o CNPq, Eletrobrás, Saelpa/Aneel, Projeto de Pesquisa CT-ENERG, Finep/PaqTc-PB, Finep/Atecel e MCT/Finep/CT-Infra – Proinfra, chegam a ter 50% de redução no preço, quando importados diretamente.

Mini-cursos

Edson Guedes salienta que, dentro do convênio com a Eletrobás, para criação do Labis, a Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica vem realizando minicursos para capacitação de professores, técnico-administrativos e alunos na utilização dos equipamentos adquiridos.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 10.07.07)

Data: 10/07/2007