Inscrições para Prêmio Finep foram prorrogadas

Foram prorrogadas, até 30 de julho, as inscrições para o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007. Realizado anualmente, o concurso tem a intenção de identificar, divulgar e premiar esforços inovadores desenvolvidos no país.

Ao todo, são sete categorias contempladas no prêmio: Produto, Processo, Pequena Empresa, Média e Grande Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, Inovação Social e Inventor Inovador. Em cada uma, o critério de avaliação é diferente. Mas, no geral, serão levados em conta a relevância e os impactos que a inovação ou a empresa inovadora traz para a sociedade.

O concurso possui duas etapas. Na primeira, regional, serão escolhidos três finalistas, por categoria, para cada região do país. Desses, a comissão julgadora elegerá os vencedores. Então, eles passarão para a segunda etapa, nacional. Os ganhadores regionais se reunirão, em Brasília (DF), para que a comissão escolha os vencedores nacionais do Prêmio Finep.

As premiações são diversas. Além do troféu, entregue pelo presidente da República, os ganhadores receberão viagem de estudos ao Reino Unido; bolsa do CNPq; selo de qualidade alusivo ao concurso; visita a unidade da Petrobras; laptop (apenas para a categoria Pequena Empresa); bolsa de estudo MBA e aplicação do Programa Metodologia Benchmarking Industrial (apenas para a categoria Média e Grande Empresa); e medalha e prêmio de US$ 1 mil (apenas para a categoria Inventor Inovador).

Os finalistas da etapa regional também serão premiados. Eles receberão troféus, e orientação e registro de marca.

O Prêmio foi criado em 2000. Ele é realizado pela Finep em parceria com outras entidades, como Instituto Euvaldo Lodi, instituição associada à Abipti, Petrobras e CNPq. Mais informações no site www.finep.gov.br/premio

(Gestão C&T, 622)

Data: 10/07/2007