Professor da UFCG publica primeiro livro sobre TV Digital no país

Tratando de diversos temas sobre a televisão no Brasil, desde seu surgimento até o recente desenvolvimento da TV digital no país, acaba de ser publicado Televisão Digital (Editora Érica, 352 pág.), sexto livro do professor Marcelo Sampaio de Alencar, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Segundo o autor, este é o primeiro livro sobre o tema no país, o que o torna fundamental para o estudo da TV digital nos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Teleinformática e Telecomunicações.

A obra apresenta desde os fundamentos da televisão, codificação dos sinais e compressão de vídeo, até aspectos de codificação contra erros. “Também podem ser encontradas discussões técnicas sobre modulação, os padrões ATSC, DVB, ISDB e o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), apêndices que tratam dos padrões de televisão analógica no mundo inteiro, tabelas úteis do espectro de radiofreqüência, análise de Fourier, Teoria de Processos Estocásticos e muito mais”, observou.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG – 10.07.07)

Data: 10/07/2007