Homenagens a Lynaldo Cavalcanti marcam a abertura do VI Encontro Nacional de Engenheiros de Minas

Evento acontece em Campina Grande e prossegue até a próxima sexta

A cerimônia de abertura do VI Encontro Nacional de Engenheiros de Minas, na noite desta terça-feira, 10, foi marcada por homenagens ao professor Lynaldo Cavalcanti (foto). Raros foram os que fizeram uso da palavra e não narraram feitos ou renderam tributo as suas contribuições à educação nacional. A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

Ao receber a placa de Honra ao Mérito pela criação do curso de Engenharia de Minas da UFCG, há 30 anos, Lynaldo falou da satisfação de estar vivendo aquele momento. Contou detalhes dos primeiros passos – do resgate ao Laboratório de Produção Mineral, existente em Campina Grande, e tão prestigiado durante a II Guerra Mundial; dos desdenhos à “escolinha de Campina...” e do seu reitorado (na UFPB, de 1976 a 1980) que “não foram 4 anos, foram 1.460 dias de crescimento exponencial, não só de cursos”.

Traçando linhas de evoluções do ensino superior na Paraíba, trazendo à lembrança números e dados do seu pioneirismo, Lynaldo recordou dificuldades e desafios superados. “O campus Campina Grande, por exemplo, tinha apenas 110 professores; e o deixamos com 700, alguns deles estrangeiros. Também criamos programas de pós-graduação e o pensamos como potencial centro de engenharia no Nordeste”. Ao elencar os diversos cursos criados na sua gestão, externou gratidão pelo reconhecimento da Unidade Acadêmica de Engenharia de Minas. “É por isso que estou aqui!”.

Visita

O professor Lynaldo Cavalcanti esteve na manhã desta quarta-feira, 11, visitando o reitor Thompson Mariz. O encontro foi marcado por questões relativas à expansão universitária, aos progressos da UFCG e aos últimos movimentos da política em educação do Governo Federal.

Encontro

Prossegue na noite desta quarta-feira, 11, o VI Encontro Nacional de Engenheiros de Minas, com o painel “A Atuação das Entidades de Classes” coordenado por Maria Martha Gameiro, presidente da Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil (Faemi), às 19h, no auditório da Fiep.

Amanhã, às 8h30min, será realizada a conferência “O papel do engenheiro de minas no Projeto ‘Pensar o Brasil’”; logo em seguida, às 10h45min, a mesa-redonda “Formação Profissional e atribuições Profissionais”. No período da tarde, às 14h30min, a mesa-redonda “A Fiscalização Integrada no Setor Mineral”; às 17h,   conferência “Salário Mínimo Profissional”; e no início da noite, às 18h30min, o painel “A coordenadoria das câmaras especializadas de Geologia e Minas e G.T de Fiscalização” – com o professor da UFCG, Antônio Pedro Ferreira.

O encontro termina na sexta-feira, 13, na cidade de Vázeas (PB), com visita técnica às jazidas de quartizitos; e uma mesa-redonda sobre “O desenvolvimento da Mineração na mesorregião do Sérido”.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 11.07.07)

Data: 11/07/2007