UFCG realiza segunda plenária para discutir implantação do campus de Sumé

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Secretaria de Projetos Estratégicos, juntamente com a Prefeitura Municipal de Sumé, realizam neste sábado, dia 14 de julho, às 9h, a segunda plenária para discutir com a sociedade a implantação de um campus da instituição na cidade de Sumé, conforme prevê o Plano de Expansão Institucional - PLANEXP. O evento acontecerá no Ginásio de Esportes “O Netão”.

A plenária será conduzida pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz e deverá ter participação de prefeitos e secretários de educação do Cariri, presidentes das câmaras de vereadores, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, representantes da sociedade civil, de órgãos do governo federal e estadual e ainda de professores e servidores da UFCG envolvidos no processo de expansão.

A primeira plenária aconteceu no dia 16 de junho último, na Escola Agrotécnica de Sumé. Na oportunidade, o secretário de projetos estratégicos, Márcio Caniello, apresentou a proposta de configuração do Campus que foi amplamente discutida com os participantes do evento. Esta proposta, segundo Caniello, foi concebida à luz do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, instituído pelo Governo Federal através do Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007.

O Plano de Expansão

Em sua primeira fase, o Plano de Expansão Institucional (PLANEXP) da UFCG já proporcionou a criação dos campi de Cuité e o de Pombal, além da implantação de novos cursos em outros campi da Instituição.

O objetivo do Plano é ampliar e democratizar o acesso da população interiorana da Paraíba ao ensino superior público, com a criação de novos cursos universitários e campi em regiões onde existem os mais baixos níveis de escolaridade superior e baixos índices de desenvolvimento humano e econômico.

A segunda fase do PLANEXP visa à implantação dos campi de Sumé, de Itaporanga, e de Itabaiana, no Vale do Paraíba.

(Rosenato Barreto - SPE/UFCG)

Data: 13/07/2007