Aprovação de criação do Instituto Nacional do Semi-Árido na Câmara suprime nome de Celso Furtado

Diretor do Insa, Roberto Germano Costa, visita secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará

Na aprovação final na Câmara Federal do projeto da criação do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), não aparece na denominação o nome do Celso Furtado, informa o assessor da presidência da CNI, Marcos Formiga.

O secretário-executivo do MCT, Luiz Antonio Elias, quando esteve na Reunião Anual da SBPC, em Belém, chamou os dirigentes do Insa, "pedindo que fosse providenciado o retorno do nome do paraibano ilustre que recebeu a homenagem e não pode de repente, por um equívoco na votação no Congresso, ter sido abolido o nome", relata Formiga.

"Há necessidade de uma movimentação. É bom que o MCT esteja alerta para isso de modo a voltar a justiça àquele que foi o maior intérprete da economia do Nordeste em todos os tempo", acrescenta o assessor da CNI.

Formiga avalia que a implantação do INSA no início foi muito difícil. Todavia, considera que há esperanças. "Acredito que é interesse do próprio MCT em transformar o Instituto num centro de pesquisas vivo e atuante e para isso é necessário um aumento nos recursos financeiros. A intenção foi muito boa. Agora tem de sair da proposta preliminar para a proposta definitiva".

O diretor do INSA, Roberto Germano Costa, estará nesta quarta-feira às 9h com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Barreira, em Fortaleza, na Secitece. A agenda do encontro visa colher subsídios para o planejamento estratégico do INSA com vistas a produzir o plano diretor de ação do Instituto.

(Flamínio Araripe – SBPC)

Data: 16/07/2007