Maioria dos cursos superiores têm iniciação científica, diz Enade

Uma nova análise do questionário socioeconômico aplicado aos estudantes que fizeram o Enade (Exame Nacional de Desempenho) no ano passado revela que, para 39,03% deles, os cursos de graduação oferecem programas de iniciação científica com aproveitamento curricular.

Já 12,2% disseram que existe aproveitamento, mas sem regulamentação pelo centro de ensino, e 6,5% apontaram a falta de aproveitamento dos conhecimentos para o currículo.

A análise foi divulgada na última sexta-feira (20), no boletim do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), sobre os resultados do exame divulgados no dia 31 de maio.

Em relação a programas de extensão, o resultado do questionário aponta que eles são oferecidos em 58,4% dos cursos superiores, sendo 40,5% com aproveitamento curricular, 12% sem regulamentação para o aproveitamento e 5,9% sem integralização curricular.

Programas de monitoria, em que os próprios estudantes ajudam outros colegas, estão presentes em 57,45% dos cursos superiores, segundo a análise do Inep. Já 11,5% das respostas indicam que não há oferta de monitoria, e 31,3% não souberam informar.

Entre os 386,5 mil estudantes que fizeram o exame no ano passado, 52,7% consideraram bem integrado o currículo de seus cursos, com vinculação clara entre as disciplinas. Para 36,2% deles, o currículo é relativamente integrado, e 6,5% responderam que o currículo é pouco integrado.

Em relação aos laboratórios, 55,7% consideraram os equipamentos atualizados e conservados; para 9,4%, são atualizados, mas mal conservados; e, para 10,2% dos estudantes, os equipamentos estão conservados, mas são desatualizados. As opções "Desatualizados e mal conservados" e "Não há laboratório no meu curso" tiveram, respectivamente, 5,0% e 19,7% das respostas.

Com o Enade de 2006, o Ministério da Educação concluiu o ciclo de avaliações de todas as áreas do conhecimento. O primeiro grupo avaliado foi nas áreas de saúde e agrárias, em 2004, seguido por engenharias e licenciaturas, em 2005, e ciências sociais aplicadas e jurídicas, no ano passado.

(UOL/Agência Brasil)

Data: 25/07/2007