topo_cabecalho
Projeto desenvolvido na UFCG é destaque na indústria de alumínio

Pesquisa visa o aproveitamento de resíduo do carvão mineral

 

Destaque no desempenho e estratégias para tratar as questões ambientais e sociais, atrelando o desenvolvimento sustentável, tem sido uma das metas das pesquisas realizadas pela Unidade Acadêmica de Engenharia Química da UFCG. Um exemplo recente é o trabalho “Reutilização do co-produto fino do carvão na recuperação do chumbo das sucatas de baterias” do concluinte de mestrado Gustavo Cursino.

 

Engenheiro de Processo e Qualidade de um consórcio nacional de produção de alumínio, Gustavo desenvolveu pesquisa voltada à solução de uma problemática específica das produtoras desse metal: como aproveitar o resíduo do carvão mineral utilizado para a sua produção. Os finos de carvão, pó resultante da queima, são utilizados apenas para a recuperação dos lagos de resíduos na própria indústria; na neutralização do solo.

 

A pesquisa também implementa inovações tecnológicas aos processos de reciclagem de baterias, especialmente as automotivas, traduzindo-se numa redução do desperdício e do lixo, e se expressando na preservação do meio ambiente.

 

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)


Data: 26/07/2007