UFCG vai receber 2 milhões e 600 mil reais de emendas parlamentares

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, vai ganhar 2 milhões e 600 mil reais, provenientes de emendas de um senador e seis deputados federais da Paraíba, o que vai assegurar benefícios para os campi de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, e permitir a implantação dos novos campi da Universidade nas cidades de Cuité, Sumé, Pombal e Itaporanga. A informação é do Reitor Thompson Fernandes Mariz, que esteve durante os primeiros três dias desta semana em Brasília, conversando com os representantes paraibanos no Senado e na Câmara Federal. Ele considera o apoio recebido como "importante e fundamental para consolidar as atividades desenvolvidas pela UFCG nos campi já existentes e também para o projeto de expansão com a criação dos novos campi, os quais beneficiarão inúmeros jovens da região do Curimataú e do Seridó do Estado da Paraíba, bem como a região do Trairí, no Rio Grande do Norte". O Reitor elogiou a ação da bancada paraibana, que se mostra comprometida com o crescimento da UFCG.

Emendas dos parlamentares da Paraíba

A emenda do Senador José Maranhão (PMDB) é no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), e será destinada à recuperação de salas de aulas dos campi da UFCG localizados nas cidades de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. O Deputado Federal Luiz Couto (PT) vai colaborar com R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), que serão direcionados para a implantação do campus de Cuité, de forma que a Universidade possa dar consecução ao seu Projeto de Expansão nas regiões do Curimataú e Seridó do Estado da Paraíba, e a região do Trairí, do Estado do Rio Grande do Norte.

O Deputado Federal Carlos Dunga (PTB) fez emenda parlamentar no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), que serão dirigidos para a implantação de campi da UFCG nas cidades paraibanas de Sumé, Pombal e Itaporanga. Já a emenda do Deputado Federal Marcondes Gadelha (PSB), no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), serão usados para a aquisição de um micro-ônibus para o Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, da UFCG, campus de Patos.

Os R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) da emenda do Deputado Federal Enivaldo Ribeiro (PP), asseguram a construção do prédio do Arquivo Geral da Universidade, no campus de Campina Grande. O Deputado Federal Armando Abílio (PSDB) também assegurou por emenda parlamentar R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), que serão usados para a ampliação da Biblioteca Central da UFCG.

Por fim, o Deputado Wilson Santiago (PMDB), através de emenda parlamentar, destina R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a aquisição de acervo bibliográfico para o Centro de Formação de Professores - CFP, da UFCG, campus de Cajazeiras.

Data: 10/11/2005