Fortaleza inicia no dia 6 de agosto implantação da Internet de alta velocidade, a GigaFOR

Instituições de pesquisa, educação superior e tecnológica serão interligadas a 1 gigabit por segundo

A Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFOR) com 79 quilômetros de cabos de fibra óptica e velocidade de 1 gigabit por segundo, começa a ser implantada no dia 6 de agosto, pela empresa Omega Engenharia.

A GigaFOR faz parte do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

As redes metropolitanas estão sendo implantadas nas capitais brasileiras onde existe ponto de presença da RNP. Todas elas serão interligadas nacionalmente através da Rede Ipê, nova geração da rede acadêmica mantida pela RNP.

O Ceará foi o segundo estado a concluir a licitação realizada pela RNP, que alocou R$ 1,5 milhão para o projeto, informa o professor Marcial Fernandez, da Uece, vice-presidente do comitê gestor da GigaFOR.

O cabo principal forma um anel com 36 fibras, enquanto a ligação até o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Eusébio, tem 12 fibras. O comitê gestor é integrado pela UFC, Uece, Cefet-CE, Escola de Saúde Pública e INPE, instituições a serem conectadas à da GigaFOR, assim como a Unifor, FIC, Embrapa, Instituto Centec, Funceme, Instituto Atlântico e a Funcap, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que tem como objetivo incentivar e apoiar a pesquisa no Ceará.

Marcial Fernandez informa que a GigaFOR também conta com a parceria da Coelce, que cedeu os postes sem custo para o lançamento da fibra, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado, através da Secitece e Secretaria de Planejamento e Gestão/Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), que desoneraram a cobrança das taxas devidas.

"Por esse aporte, esses parceiros terão direito a utilizar pares de fibras para uso próprio".

Segundo Marcial Fernandez, a GigaFOR foi concebida com a tecnologia mais moderna e vai oferecer uma capacidade de conexão inexistente nas tecnologias atuais. "Além do uso pelas instituições associadas há a preocupação em desenvolver pesquisa na área de redes de comunicação e formar recursos humanos para operar uma rede de nova geração", acentua.

Os cabos ópticos chegaram a Fortaleza no dia 16 de fevereiro e ficaram armazenados no almoxarifado da UFC, à espera de que fossem solucionados pequenos entraves burocráticos para a malha ser estendida na cidade. O projeto executivo prevê 79 mil metros de fibra, que pode aumentar se for necessária alguma modificação durante a obra, informa Marcial Fernandez.

Os cabos custaram R$ 378.773,74, no serviço de implantação serão investidos R$ 823.017,16, e foram comprados R$ 178.673,88 em equipamentos para a GigaFOR. Veja mais em http://www.redecomep.rnp.br/

(Flamínio Araripe - SBPC)

Data: 26/07/2007