Capes abre inscrições para intercâmbio entre Brasil e França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) recebe inscrições, até 2 de outubro, para o Programa Capes-Brafitec. O programa é realizado com a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Formação de Engenheiros, para apoiar parcerias entre instituições de ensino superior do Brasil e da França, na área das engenharias. Há financiamento para intercâmbio de estudantes de graduação e mobilidade de docentes. As atividades terão início em março de 2008.

Cada parceria receberá até R$ 120 mil, por ano, para financiamento das passagens aéreas, diárias e bolsas de estudos. Além disso, as equipes brasileiras receberão recursos de custeio no total de R$ 10 mil. De acordo com a coordenadora adjunta da Cooperação Internacional da Capes, Fátima Battaglin, o Capes-Brafitec possibilita que estudantes de engenharia brasileiros e franceses cursem disciplinas em nível de graduação, em instituições parceiras. “O aluno estará inserido na instituição parceira do outro país durante um ou dois semestres. Nesse período, além dos conteúdos próprios do curso, irá aprender uma nova língua e ter contato com uma nova cultura” destaca. Para participar do intercâmbio, os estudantes devem ter concluído 50% dos créditos requeridos pelos respectivos cursos.

A coordenadora destaca ainda a importância do programa para os professores. “Durante as missões de trabalho, os docentes participam de planejamentos conjuntos, fazem palestras e ministram aulas no país parceiro”, explica. O período máximo de permanência é de 60 dias.

Avaliação

As propostas serão avaliadas, em uma primeira etapa, por consultores da Capes. Serão considerados aspectos como a coerência da proposta, objetivos, e relevância do tema. A seleção final será feita em novembro próximo, durante reunião conjunta Brasil-França. Serão considerados o mérito acadêmico-científico das propostas e o interesse de cada agência financiadora. Saiba mais sobre o Capes-Brafitec.

(Fátima Schenini)

Data: 27/07/2007