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MEC aprova criação de 3 cursos de pós-graduação UFCG

Foram criados os doutorados em Engenharia Química e Engenharia de Materiais e o mestrado em Ciências Florestais e Ambientais

 

Três cursos de pós-graduação da UFCG tiveram sua criação aprovada pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes/MEC. Foram criados os doutorados em Engenharia Química e Engenharia de Materiais (campus Campina Grande) e o mestrado em Ciências Florestais e Ambientais (campus Patos). Com isso, a UFCG passa a contar com 26 cursos de pós-graduação, sendo 9 doutorados e 17 mestrados.

 

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Michel Fossy, na avaliação do CTC, foram levados em consideração a qualificação do quadro docente – de suas publicações científicas – e a estrutura acadêmica, adequada para o pleno funcionamento das pós-graduações criadas, “o que permitirá sua implantação já no início do próximo ano”, afirmou.

 

Fossy ressaltou a rapidez com que as solicitações foram aprovadas, o que demonstra a sintonia do projeto acadêmico apresentado com as diretrizes da Capes. “É necessário destacar que todas as solicitações de novos cursos encaminhadas pela UFCG este ano foram aceitas, o que vem confirmar o acerto da política da instituição no fortalecimento do ensino nos variados níveis”.

 

Avaliação

 

Participaram do processo de análise das propostas encaminhadas cerca de 700 consultores, de 45 áreas do conhecimento. Ao avaliar as propostas de cursos novos, eles verificaram a qualidade de tais propostas e se elas atendiam ao padrão de qualidade requerido pela Capes, tais como: qualificação e experiência do corpo docente, infra-estrutura física da instituição, compromissos da instituição quanto ao apoio prioritário ao curso. Ao todo, foram aprovados 194 novos cursos de pós-graduação.

 

Capes

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação no país. Ela é responsável pela avaliação da pós-graduação stricto sensu, pelo acesso e divulgação da produção científica, pelos investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior, além da promoção da cooperação científica internacional.

 

O sistema de avaliação da Capes, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

 

(Marinilson Braga e Kennyo Alex – Ascom/UFCG)


Data: 30/07/2007