UFCG recebe visita do diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido

Roberto Germano participou de reunião do Colegiado Pleno da UFCG

Esteve participando, na manhã desta terça-feira, 31, da reunião do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, o diretor Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), Roberto Germano. Na ocasião, ele apresentou a missão do Insa no desafio de promover o desenvolvimento sustentável da região semi-árida; reforçou as linhas de parceria com a universidade e agradeceu o apoio recebido no planejamento estratégico da unidade de pesquisa daquele instituto.

Roberto também lançou o desafio da criação de um programa de pós-graduação focado no desenvolvimento sustentável do semi-árido, que agrupe recursos humanos das universidades públicas paraibanas e a Embrapa para contribuir com o fortalecimento do Insa.

A direção do Insa vem realizando visitas às secretarias de Ciência e Tecnologia, universidades e institutos de pesquisas dos estados onde serão aplicadas suas ações, coletando contribuições para o planejamento estratégico - a ser concluído em dezembro deste ano – e identificando demandas para serem trabalhadas pelos grupos de interesses criados para o desenvolvimento de um plano diretor. Segundo o Roberto, o instituto veio para ocupar a função de ser o articulador e coordenador de políticas públicas regionais no Nordeste.

Insa

Sediado em Campina Grande, Paraíba, o Instituto Nacional do Semi-Árido é a mais recente Unidade de Pesquisa do  Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi criado por Medida Provisória, no final de 2002, sucessivamente renovada, até tornar-se a Lei 10.860, em 15 de abril de 2004.

Com finalidade de promover a realização de estudos e pesquisas científicas e tecnológicas sobre a região, em estreita cooperação com outras entidades locais, bem como sua divulgação e difusão, visando a integração dos pólos socioeconômicos e ecossistemas estratégicos.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 31/07/2007