IBGE apresenta Pesquisa de Inovação Tecnológica

A nova Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) será apresentada nesta terça-feira, no RJ

A Pintec é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e traz a análise dos dados das empresas que atuaram com inovação tecnológica em 2005.

A novidade dessa edição é que o IBGE incorporou o setor de serviços à pesquisa. Antes, eram analisados somente os setores industriais. A modificação rendeu até uma mudança no nome da pesquisa, que era chamada Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica.

A Pintec conta com o apoio do MCT e da Finep. Segundo informações do IBGE, a pesquisa permite a construção de indicadores nacionais das atividades de inovação tecnológica nas empresas brasileiras, compatíveis com as recomendações internacionais em termos conceituais e metodológicos.

Os resultados da pesquisa, de acordo com o instituto, podem ser utilizados pelas empresas para análise de mercado, pelas associações de classe para estudos sobre desempenho e pelo governo para desenvolver e avaliar políticas.

A última edição da Pintec foi realizada em 2003.

Veja informações sobre a metodologia usada na pesquisa no site:

(Gestão CT, 630)

Data: 31/07/2007