Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação abrem inscrições

Estão abertas até o dia 3 de setembro as inscrições para a 3ª edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação.

Realizados pelo banco Santander, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas.

Os dois Prêmios tem o apoio institucional do CNPq e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Para o Prêmio de Empreendedorismo poderão se inscrever equipes de estudantes de graduação e/ou pós-graduação e, no de Ciência e Inovação, pesquisadores-doutores, participando tanto individualmente como em equipe, de instituições de ensino superior parceiras do Universia e/ou do Santander.

Os vencedores de cada categoria, de ambos os prêmios, receberão R$ 50 mil para viabilização do projeto, totalizando R$ 350 mil em premiações.

A terceira edição traz quatro novidades: novas categorias, um curso on-line de empreendedorismo gratuito, etapa regional e o foco de ambos os Prêmios em Responsabilidade Social.

Nes
te ano, além de Indústria, existente nas edições anteriores, os candidatos poderão inscrever seus projetos em duas novas categorias: Tecnologia da Informação e Comunicação, que inclui atividades como processamento de informações e comunicação de dados, teleinformática, automação industrial, microeletrônica, instrumentação digital, entre outras; e Biotecnologia, que inclui atividades que utilizam organismos vivos na fabricação de produtos ou no controle do meio ambiente.

No caso específico do Prêmio de Empreendedorismo haverá também a categoria Cultura e Educação, que contemplará projetos que utilizem o universo de formas culturais, como por exemplo, a música, a literatura, e a arte cênica, assim como projetos educacionais relacionados ao processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando sua melhor integração individual e social.

Adicionalmente para esse Prêmio, será oferecido um curso on-line gratuito de empreendedorismo, em que os candidatos poderão conhecer passo a passo os conceitos básicos de um plano de negócios, tais como: planejamento, funcionamento do negócio, informações sobre produtos e serviços, análise de mercado e elaboração de planos de marketing e financeiro.

Além da premiação final nacional, em Brasília, em novembro, haverá a entrega dos Prêmios regionais, em outubro, nos seguintes estados:

RJ (abrange os candidatos dos estados do RJ, do Espírito Santo, do interior do estado de SP e de todos os estados do Nordeste), em SP (candidatos da capital e do litoral de SP e do Grande ABC paulista e dos estados do Centro-Oeste e do Norte) e em Porto Alegre (candidatos residentes em todos os estados do Sul do Brasil e de Minas Gerais).

A seleção dos participantes finalistas poderá somar até 42 autores de projetos que concorrerão à premiação nacional, de R$ 50 mil por categoria, de cada Prêmio. Todos os finalistas de cada uma das três regiões, receberão um troféu e um certificado de participação, em solenidades que ocorrerão em outubro em local e data a serem informadas posteriormente no portal Universia. http://www.universia.com.br/premiosantander

O cunho em Responsabilidade Social será requisito para todos os projetos inscritos, tanto no Prêmio de Empreendedorismo como no Prêmio de Ciência e Inovação.

As inscrições deverão ser realizadas através do portal Universial, no endereço: http://www.universia.com.br/premiosantander

Neste site também será possível acessar informações das duas edições anteriores dos Prêmios Santander — 2005 e 2006 —, com depoimentos dos vencedores, discursos das autoridades presentes nas cerimônias de premiação, matérias publicadas na imprensa, entre outras.

Empreendedorismo

O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação.

Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pela inovação, coerência estratégica, viabilidade técnica e financeira, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental e indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos).

A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Ciência e Inovação

O Prêmio de Ciência e Inovação, dividido em três categorias - Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia -, premia pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter tecnológico-inovador. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação serão considerados os objetivos gerais e específicos na área de aplicação do projeto, infra-estrutura física e humana disponível para sua implantação, o valor agregado para a organização, o impacto social e ambiental, potencial para a geração de riqueza, viabilidade técnica e financeira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos) e o caráter inovador.

A avaliação e o julgamento dos projetos serão realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

(Informações do CNPq e Universia Brasil)

Data: 31/07/2007