MOÇÃO DE APOIO

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, reunido em 31 de julho de 2007, aprovou a presente moção de apoio ao movimento dos servidores técnico-administrativos, em greve desde o dia 28 de maio deste ano, em defesa:

1.       Da natureza pública da universidade pública;

2.       Dos hospitais universitários como instituições públicas de ensino e de assistência;

3.      Do crescimento institucional ameaçado pela limitação de investimento em folha de pagamento, prevista no Projeto de Lei Parlamentar 01/2007, o que inviabiliza a recomposição do quadro de pessoal das instituições federais de ensino superior;

4.       Da melhoria salarial dos trabalhadores em educação das universidades brasileiras – hoje com a menor remuneração no serviço público federal – objetivando manter e atrair profissionais qualificados para os quadros das universidades;

5.       De um plano nacional de assistência à saúde.

Diante do exposto, o Colegiado Pleno, consciente da relevância social das universidades públicas e dos hospitais universitários, reconhece a justeza e a oportunidade das reivindicações dos servidores, ao mesmo tempo em que indica o diálogo franco e amadurecido, entre movimento grevista e os vários setores da administração federal, como caminho para a resolução dos problemas que a greve causa às instituições.

Com este entendimento, fica reafirmada a disposição do Colegiado Pleno de desenvolver gestões, de acordo com a vocação democrática da instituição universitária, e dentro das atribuições da Administração Central da UFCG, para que o Governo Federal promova o diálogo necessário ao equacionamento da situação em pauta.

Campina Grande, 31 de julho de 2007

THOMPSON FERNANDES MARIZ