topo_cabecalho
Capes começa Avaliação Trienal 2007

Mais de 3.400 cursos de mestrado e doutorado recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) serão avaliados a partir de segunda-feira, 6, durante a Avaliação Trienal - período 2004 a 2006. A cerimônia de abertura será no auditório da Finatec, às 9h, em Brasília.

O
processo reunirá, num período de três semanas, cerca de 700 consultores (pesquisadores, cientistas, intelectuais) de todas as áreas do conhecimento, agregados em 45 comissões, coordenadas pelo representante da respectiva área. Veja o calendário. Esta será a 15ª avaliação realizada desde que a Capes implantou, em 1976, o Sistema de Avaliação da Pós-graduação Nacional.

Ao avaliar os cursos recomendados, a Capes objetiva garantir a qualidade da formação de mestres e doutores no país e estimular o contínuo aprimoramento dos cursos de mestrado e de doutorado – contrapondo a eles desafios e metas coerentes com o avanço do conhecimento científico e tecnológico internacional.

A avaliação gera conceitos ou notas, que vão de 1 a 7. Os conceitos 1 e 2 implicam na desativação do curso, por desempenho insuficiente ou fraco. Já os superiores a 3 garantem ao curso a renovação de seu reconhecimento pelo MEC no triênio subseqüente e a validade nacional dos diplomas por ele emitidos. Os conceitos de 3 a 5 correspondem, respectivamente, aos atributos regular, bom e muito bom. O 6 e o 7 são admitidos apenas para programas que tenham doutorado e que demonstram excelência em nível internacional, grande liderança na área e contribuição destacada na nucleação de novos grupos de pesquisa e de pós-graduação no país.

A avaliação é um processo coletivo que é realizado pelas áreas do conhecimento e depois pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes.

As informações analisadas sobre o desempenho dos programas, além daquelas obtidas em visitas ou diligências, são fornecidas anualmente por intermédio de um aplicativo de informática: o Coleta de Dados. Os critérios analisados são: a proposta dos cursos; a infra-estrutura de ensino e pesquisa; a formação, dimensão, a composição e dedicação do corpo docente; a produção científica de docentes, discentes e egressos; a qualidade das teses e dissertações, além do impacto social do programa.

Os resultados da avaliação serão divulgados no início de outubro. A partir da data desse anúncio, as instituições têm o prazo de 30 dias para recorrer. Os resultados finais do processo são previstos para dezembro.

 

(Adriane Cunha – Capes)


Data: 03/08/2007