Intercâmbio entre Brasil e Países Baixos abre inscrições

O programa de intercâmbio científico entre Brasil e Países Baixos, com foco nas áreas de ciências agrícolas, botânica, zoologia, ciências de alimentos, ciências ambientais, biotecnologia, ciências econômicas e sociais, recebe inscrições até 1º de outubro. O programa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) com a Universidade de Wageningen, para formar recursos humanos de alto nível nos dois países.

As instituições de ensino superior brasileiras interessadas em participar do Capes-Wageningen deverão apresentar propostas de projeto conjunto de pesquisa que promovam o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores, com ênfase na formação de recursos humanos. As propostas deverão estimular o intercâmbio de informação científica, a discussão, a troca de experiências, a integração do ensino pós-graduado e da pesquisa nos centros envolvidos. A duração máxima dos projetos será de quatro anos.

O programa apóia missões de trabalho, com viagens para professores e missões de estudo, nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado. A Capes financia passagens aéreas, diárias ou bolsas, auxílio instalação, e seguro saúde. Além disso, os projetos selecionados receberão recursos para custeio no valor anual de R$ 10 mil para a equipe brasileira.

Avaliação

A primeira etapa da avaliação será feita por consultores da Capes. Serão analisados aspectos como objetivos, metodologia, atividades propostas, importância do projeto em nível institucional, regional e nacional. A seleção final será feita em novembro, durante reunião conjunta, quando serão considerados o mérito das propostas e o interesse de cada agência financiadora. Saiba mais sobre o Capes-Wageningen.

(Fátima Schenini - Capes)

Data: 03/08/2007