Capes abre inscrições para Programa Educação Superior na América Latina e Caribe

Pesquisador receberá bolsa para desenvolver projeto

Pesquisadores interessados em participar do Programa Educação Superior na América Latina e Caribe, realizado em parceria pela Capes e pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), devem escolher um entre três projetos desenvolvidos pelo Iesalc.

O programa vai conceder bolsas de pesquisador sênior, com duração de três a quatro meses. As inscrições podem ser feitas até 24 de agosto.

O Projeto nº 1, Dimensão Internacional da Educação Superior, trata de temas como cooperação institucional e mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes entre sistemas e instituições de educação superior na região; papel da educação superior na integração regional e processos de credenciamento e avaliação da educação superior em perspectiva comparada.

Já o projeto nº 2, Tendências da Educação Superior na América Latina e Caribe, tem como objetivo a realização de estudos e pesquisas sobre diversas áreas temáticas - contexto mundial e regional da educação superior; o papel da educação superior na produção do conhecimento e o uso de tecnologias emergentes; responsabilidade social das universidades; inclusão e eqüidade.

O projeto estabelece uma plataforma regional de discussão sobre a necessidade de adotar um cenário de mudanças e estratégias para orientar os esforços de instituições, governos, professores e estudantes em torno de novas políticas de Estado de promoção da educação superior.

O Projeto nº 3, Mapa da Educação Superior na América Latina e Caribe, visa ao desenvolvimento de métodos e instrumentos de descrição e análise das instituições e sistemas de educação superior da região, dinâmicos e abertos ao aperfeiçoamento, que contribuam para o aprofundamento do conhecimento sobre a educação superior da América Latina e do Caribe.

O foco são as atividades de ensino, docência, produção acadêmica, gestão, cooperação institucional e os recursos vinculados à educação superior.

(Fátima Schenini - Capes)

Data: 03/08/2007