Mais de três mil bolsas de iniciação científica são concedidas pelo CNPq

O CNPq aprovou a concessão de três mil bolsas de Iniciação Científica em cotas a pesquisadores da Agência. As bolsas serão destinadas a projetos de pesquisa científica e tecnológica de pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa e bolsa em produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq, níveis I e II.

A seleção foi feita a partir do Edital MCT/CNPq nº 01/2007 e a lista dos aprovados pode ser acessada no site do CNPq (http://www.cnpq.br).

Implementadas a partir de 1de agosto deste ano, as bolsas vigoram pelo período do projeto de pesquisa aprovado e até um máximo de trinta e seis meses.

As bolsas de Iniciação Científica foram criadas pelo CNPq para despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, promovendo a participação dos alunos em um projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

A concessão das bolsas é feita em cotas tanto aos pesquisadores, como às instituições, esta por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Além dessas três mil bolsas concedidas aos projetos selecionados, o CNPq aprovou, no início de julho, mais de 18 mil bolsas do Pibic para o período 2007-2008, contemplando 227 instituições.

Somadas às bolsas de Iniciação Tecnológica Industrial e de Iniciação Científica Júnior, também concedidas pela Agência, o CNPq tem, hoje, cerca de 25 mil bolsistas.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 06/08/2007