Andifes lança Plano Nacional de Assistência Estudantil

A Andifes lançou na noite desta terça-feira, 7, o Plano Nacional de Assistência Estudantil. Meta prioritária da Associação, a proposta apresenta as diretrizes norteadoras para a definição de programas e projetos dessa natureza, satisfazendo essa que é uma demanda da sociedade e dos alunos.

Em 2004, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) realizou estudos que demonstram que o perfil socioeconômico da sociedade brasileira está reproduzido no perfil dos alunos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esse trabalho identificou as dificuldades socioeconômicas de uma parcela significativa do segmento estudantil como uma das causas da evasão e da retenção.

O Plano Nacional de Assistência Estudantil busca a solução dessa demanda por meio da articulação de ações assistenciais para a permanência e a conclusão de curso por parte dos estudantes carentes, na perspectiva de inclusão social, de melhoria do desempenho acadêmico e de qualidade de vida. A meta é a criação de um Fundo para Assistência Estudantil, com valor equivalente a 10% do orçamento anual de Outros Custeios e Capitais (OCC) das IFES. Esses recursos, providos pelo Ministério da Educação, serão adicionados aos já aplicados atualmente pelas instituições.

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 08/08/2007