Projeto Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíba será apresentado na UFCG

Reitores da UFCG, UFPB e UEPB concederão entrevista coletiva no auditório da Reitoria

Os reitores Thompson Mariz, da UFCG; Rômulo Polari, UFPB, e Marlene Alves, da UEPB, estarão concedendo entrevista coletiva nesta sexta-feira, 10, às 9h30, no Auditório da Reitoria da UFCG. Eles apresentarão o projeto "Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíba" que congrega as três universidades públicas paraibanas na elaboração de um diagnóstico da realidade socioeconômica do Estado, em si, e nos contextos regional e nacional, num programa que delineará linhas de ações a serem apresentadas aos governos estadual e federal.

Como parte do projeto, na próxima semana - de segunda à quarta-feira, 13 a 15 - serão realizadas no Centro de Extensão da UFCG oficinas para discutir políticas capazes de alavancar o desenvolvimento da Paraíba. Segundo o professor da UFPB e coordenador do projeto, Luiz Renato de Araújo, a realização delas nos vários recantos do Estado, em cada micro-região, demonstra a preocupação em ouvir e reunir o pensamento das comunidades, através dos seus agentes intelectuais, sociais e econômicos.

As universidades também pretendem promover um envolvimento entre os que fazem a Paraíba, num compromisso público do pensar e propor soluções técnicas e políticas voltadas à superação do subdesenvolvimento, nos seus aspectos essenciais. “Só assim, aglutinando essas forças sociais e as integrando à correspondente capacidade empresarial, educacional e científico-tecnológica, conseguiremos transformar nosso Estado”, disse, Luiz Renato.

A Secretaria Especial de Integração Universidade-Setor Produtivo da UFPB já promoveu oficinas nas cidades de Patos, Sousa, Monteiro e Guarabira. Após a realização dessas oficinas será realizado um grande seminário, com data e local a se definir, onde as colaborações dessas seções serão discutidas para construção de um documento com linhas de ações e de projetos estratégicos, diretrizes e meios operacionais, a ser apresentado aos governos estadual e federal para estudos de viabilização das sugestões apresentadas; como elemento propulsor de políticas para o financiamento e investimentos para a implantação de algumas das medidas apontadas.

Além das três universidades públicas estaduais, são parceiras do projeto o Sebrae, Fiep, Ciep, Fecomércio, PBGás, BNB, Banco Real, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Penud/ONU, Governo do Estado da Paraíba, Prefeituras Municipais de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Guarabira, Sousa e Patos, Cefet-PB, Adene e Fundação José Américo.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 09/08/2007