Projeto da UFCG permite ao deficiente visual “ouvir” textos impressos

Ouvir as informações contidas num livro ou numa revista, sem precisar que outra pessoa dite o texto, pode deixar de ser um sonho para os deficientes visuais. É o que pretende uma equipe do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que está desenvolvendo, desde o início de 2006, o projeto Olhos Digitais.

Segundo o presidente do IECOM, professor Marcelo Alencar, o projeto prevê a criação de um equipamento portátil, que permita ao deficiente visual “ouvir” textos impressos. “Utilizamos tecnologias existentes no mercado, como microcomputador, scanner e software livre, para obter um equipamento de baixo custo para uso dos deficientes. O texto é lido por um scanner e passado para o computador, que o analisa e produz uma saída de áudio”, explica.

Um protótipo de mesa está em fase de testes no Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, em Campina Grande. Ele será a base para o equipamento portátil que o IECOM está desenvolvendo. Uma placa em miniatura já foi encomendada para montagem do novo protótipo.

De acordo com Alencar, a idéia básica do projeto foi sugerida por Natércia Sampaio, aluna do Centro Tecnológico do Estado da Bahia (Ceteb). “Ela estava realizando um curso no Ceteb, na área de Administração, e a monografia proposta por ela, que se chamava Olhos Virtuais, continha as idéias básicas do projeto. Ela entrou em contato com o IECOM porque tinha interesse em desenvolver o projeto e não apenas o modelo de negócio, como requerido pelo Ceteb”.

A equipe do IECOM envolvida no projeto é composta por alunos da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG. “Pierre Araújo Cabral, que gerencia o projeto, está fazendo mestrado, enquanto Evanaska Nogueira, Cyntha Pessôa, Josenildo Ferreira Galdino e Cláudio Pereira da Costa cursam a graduação. Contamos ainda com a cooperacão dos professores Francisco Madeiro, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e Joseana Fechine, do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG”.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 10/08/2007