topo_cabecalho
Minas dá largada para fazer diagnóstico completo de sua biodiversidade

Lançado o projeto "Diagnóstico do Conhecimento sobre a Biodiversidade no Estado de Minas Gerais: Conservação, Uso e Biotecnologia

Minas Gerais dá passo importante para se tornar referência nacional em políticas públicas de conservação da biodiversidade.

Com esse compromisso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), em parceria com a Fundação Biodiversitas, lançou na manhã desta quarta-feira (8/8), no Auditório da Fiemg, o Projeto "Diagnóstico do Conhecimento sobre a Biodiversidade no Estado de Minas Gerais: Conservação, Uso e Biotecnologia".

Esse trabalho, financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), deverá ser concluído até meados de 2008 e será o subsídio necessário para a implantação do Biota Minas.

No evento compareceram cerca de 60 pesquisadores de diferentes universidades brasileiras que integram o projeto. As pesquisas que serão coordenadas por esses pesquisadores vão buscar todas as respostas para a biodiversidade mineira.

São os seguintes temas apresentados: diversidade de vertebrados, diversidade de invertebrados terrestres, diversidade de organismos aquáticos, diversidade botânica, diversidade microbiana, diversidade genética e biotecnologia.

O Secretário de Estado de C&T e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, elogiou a preocupação do governador Aécio Neves de insistir para que o Estado se desenvolva em bases sustentáveis.

Ressaltou a decisão de Aécio Neves voltar o seu governo para ações como a conservação da biodiversidade, inclusive criando, no Instituto Estadual de Florestas (IEF), uma diretoria para cuidar do assunto, assumida pelo pesquisador Célio Valle.

"Acompanho o desenvolvimento científico do Brasil e do mundo, e todo o desafio que se coloca em torno da questão ambiental, da busca do equilíbrio e da biodiversidade. Por isso, esse projeto é extremamente importante para identificarmos as lacunas de conhecimento e completá-las de forma que tenhamos a visão da biodiversidade como um todo", afirmou.

Para o secretário é importante que o homem conheça a terra e tenha domínio para fazer um bom manejo dos seus recursos naturais, de forma que se preserve a biodiversidade, mas que a utilize na construção do futuro.

"Estamos muito empenhados nesse trabalho da Secretaria, com a parceria da Biodiversitas e o apoio da Fapemig com os recursos necessários para que os pesquisadores possam desenvolver o melhor trabalho possível", concluiu Portugal, que acredita no projeto de diagnóstico como fundamental e estratégico para a construção do futuro não só de Minas, mas da humanidade.

Também falaram da importância de reunir todas as informações da biodiversidade mineira, os professores Ângelo Machado, presidente do Conselho Curador da Fundação Biodiversitas, Célio Valle, diretor de biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas, e José Geraldo de Freitas Drumond, presidente da Fapemig.

Eles se comprometeram em participar de forma ativa como parceiros para que Minas consiga o maior número de informações para implantação do Biota Minas.

O diagnóstico será utilizado pela Sectes, Fundação Biodiversitas e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para criação do Biota Minas - Programa de Pesquisas em Conservação Sustentável da Biodiversidade.

O Biota Minas será estruturado para direcionar recursos financeiros para as prioridades indicadas pelos especialistas e instituições de pesquisa, tanto no que se refere a mecanismos de conservação, quanto no seu potencial econômico e na sua utilização de forma sustentável.

De acordo com a coordenadora do programa, Magda Greco, da Sectes, os 60 coordenadores e subcoordenadores científicos do Projeto se reuniram na tarde desta quarta-feira para discutir e aprovar os formulários que serão utilizados na pesquisa.

Greco lembrou que o Projeto de Diagnóstico da Biodiversidade terá um número ainda maior de pesquisadores e terá o apoio das universidades nas diferentes regiões do Estado.

"Minas tem uma biodiversidade riquíssima e vamos ter uma participação muito importante de todas as universidades para chegarmos a um resultado fiel a nossa realidade", declarou.


(Assessoria de Comunicação da Sectes/MG)


Data: 09/08/2007