MCT criará centro de pesquisa e desenvolvimento para TV digital

Foco inicial das atividades será o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD)

O MCT criará, ainda este ano, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação. A informação foi confirmada ao Gestão C&T online por Jacobus Swart, presidente do Comitê de Busca que selecionará o coordenador executivo da nova instituição.

Swart, que também é diretor do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), explicou que o foco inicial das atividades será o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). A princípio, essa ligação com a TV digital estaria mais explícita no nome do instituto, mas prevaleceu a nomenclatura mais genérica.

Segundo o presidente do Comitê de Busca, a nova instituição de P&D terá sede em Brasília, mas as instalações físicas serão mínimas, já que deverá exercer um papel maior de articulação. "É um centro novo, de articulação com o meio acadêmico, as empresas", afirmou, em entrevista ao Gestão C&T online.

Ainda não existe uma definição, mas é provável que o regime jurídico do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação seja o das organizações sociais (OS).

Seleção do coordenador

O edital de seleção para os interessados em se candidatar ao cargo de coordenador executivo da nova instituição já foi publicado pelo MCT.

A carta de inscrição - acompanhada de currículo, texto descritivo da experiência com os requisitos básicos para a função e outro texto de até cinco páginas sobre o projeto de gestão e a visão de futuro para o centro - deve ser enviada até o dia 16 de agosto.

Entre os requisitos básicos exigidos estão: competência profissional reconhecida, visibilidade junto à comunidade científica, tecnológica e empresarial, experiência em direção e cooperação nacional e internacional. O processo seletivo inclui ainda uma entrevista oral com os candidatos.

O Comitê de Busca, que escolherá uma lista tríplice a ser encaminhada ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, é presidido por Jacobus Swart, diretor do CenPRA. José Camargo da Costa, Igor Freitas, José Luiz Roberto Filho e Roberto Francisco são os outros integrantes da instância.

(Gestão C&T, nº 635)

Data: 10/08/2007