UFCG sedia oficina do Seminário Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíba

Evento está sendo transmitido ao vivo pela WebTV UFCG

Foi aberta na noite de ontem, segunda, 13, no auditório do Centro de Extensão da UFCG, campus Campina Grande, a oficina local do Seminário Caminhos para o Desenvolvimento da Paraíba; projeto das três universidades públicas paraibanas - UFCG, UFPB e UEPB – em conjunto com as principais instituições do estado, que busca soluções técnicas e políticas capazes de alavancar o desenvolvimento da Paraíba. O evento, que prossegue até amanhã, está sendo transmitido ao vivo pela WebTV da UFCG.

Atividades desta terça, 14

As mesas-redondas começaram às 8h. A primeira mesa foi sobre o Potencial de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, e contou com a participação do Secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Jurandir Xavier, e do diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido, Roberto Germano.

A segunda rodada de palestras, às 10h, debateu o Potencial Mineral da Paraíba. Participaram o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), José Aderaldo de Ferreira Medeiros, além dos professores Belarmino Lira, da UFPB, e Eliezer Braz, da UFCG.

Agora à tarde, estão sendo debatidos Recursos Hídricos, com a presença dos professores Tarciso Cabral, da UFPB; João Queiroz e Janiro Costa Rêgo, ambos da UFCG, além do presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), José Ernesto de Souto Bezerra.

A última mesa do dia, Turismo e Comércio, deve começar por volta das 16h, logo após o coffee-break.  Os palestrantes serão o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros; Signe Dayse, do Departamento de Turismo da UFPB, Júlio Rafael, do Sebrae, e o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Arlindo Almeida.

Cada palestrante terá 20 minutos para expor suas idéias e, ao final de cada mesa, haverá um debate que poderá se estender por até 30 minutos.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, e Paula Theotonio, estagiária)

Data: 14/08/2007