topo_cabecalho
UFCG participará da Bietec em outubro

Bienal de Ciência, Tecnologia e Inovação vai favorecer a transferência de conhecimento e a parceria entre instituições

 

Contribuir na composição de uma mostra que venha proporcionar um precioso espaço de informação de produtos e processos tecnológicos é a meta do diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UFCG, Bráulio Maia, avaliador da Bienal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Bietec) que acontece no período de 25 a 28 de outubro próximo no Parque do Povo, em Campina Grande. Promovido pela Prefeitura Municipal, o evento surge para preencher a lacuna deixada pela Feira de Tecnologia de Campina Grande (Fetec) que não é realizada desde 2002.

 

Bráulio Maia disse que vem discutindo com coordenadores da prefeitura municipal desde junho passado, quando foi indicado pelo reitor Thompson Mariz para interagir com a organização do evento, quais os produtos e conhecimentos que a UFCG deve apresentar. "Além da informação, precisamos provocar uma reflexão nos mais variados aspectos e temas relacionados com a pesquisa e com o desenvolvimento tecnológico que promovemos", disse o diretor do CCT. 

 

Ele também manifestou a importância da retomada de um evento dessa natureza, não só para a cidade, e defendeu a significância para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental da região. "É um instrumento de interação com a sociedade, onde o cidadão pode conhecer o que estamos trabalhando, o que andamos pensando e construindo", disse, ressaltando o quanto ela favorece a transferência de conhecimento e a parceria entre as instituições participantes.

 

Sobre a participação da UFCG no evento, o diretor do CCT falou que foi automática. "Difícil se pensar em Ciência e Tecnologia sem inserir a participação das universidades", falou ao comentar rumores de que a UFCG não integraria o projeto. "A falta de massificação do nome do evento, ainda, tem levado a comunidade a demonstrar um certo desconhecimento do engajamento da instituição com a feira. A associação ainda é feita com a Fetec, o que provoca lapsos de memória, como aconteceu com o reitor em uma entrevista na semana passada", justificou.

 

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)


Data: 13/08/2007