Projetos de extensão da UFCG são selecionados pelo MEC

Duas propostas da UFCG para implantar projetos através do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext 2007) foram aprovadas pelo MEC. São os programas Direitos Humanos e Acesso à Justiça (Prodih), que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), no campus Sousa, e o de Ações Intergeracionais em Rede (Pair), em Campina Grande, pelo Centro de Humanidades (CH).

Ambos são projetos interdepartamentais que valorizam a formação do estudante e contribuem com políticas públicas de inclusão social.

A aprovação dos programas amplia a atuação da universidade em ações de caráter comunitário atendendo a demandas sociais, permitindo a continuidade de trabalhos já desenvolvidos.

O Prodih receberá R$ 57 mil, enquanto que o PAIR, R$ 62 mil. Este ano, 44 instituições federais de educação superior foram selecionadas pelo MEC; onde serão injetados R$ 4,5 milhões.

As propostas aprovadas pelo MEC abrangem a qualificação de professores que atuam no sistema educacional; educação de jovens e adultos; juventude e desenvolvimento social; geração de trabalho e renda em economia solidária; promoção da saúde e prevenção de doenças; atenção à pessoa idosa, à pessoa com deficiência e às populações indígenas e de quilombolas. Desde 2003, quando o programa foi criado pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), foram aprovados 356 projetos em todo o Brasil.

(Marinilson Braga e Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 17/08/2007