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Avaliação da pós-graduação encerra primeira etapa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) encerra na sexta-feira, 24, a primeira etapa da Avaliação Trienal 2007, relativa ao período 2004-2006. Durante três semanas, cerca de 700 consultores de 45 áreas do conhecimento analisaram mais de 3.400 cursos de mestrado e doutorado. Os resultados desse trabalho serão encaminhados agora ao Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes.

“Reuniremos o CTC no começo de outubro, para examinar o que cada comissão de área fez e homologar os resultados. Após a abertura do período de recursos, que deverão ser julgados em dezembro, estará concluída a Avaliação Trienal”, explica o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro.

Qualidade – De acordo com Janine, houve um avanço na qualidade dos cursos avaliados. “A melhora é perceptível antes mesmo da avaliação, quando temos os indicadores de produção científica, sempre crescentes, e de formação de mestres e doutores”, destaca. Segundo o diretor, não se deve confundir a melhoria de todo o sistema com a promoção ou rebaixamento de uns cursos ou outros. “Como todo o sistema avança, para um curso permanecer com a mesma nota ele deve crescer no ritmo do sistema. Se quiser subir de conceito, tem de progredir mais ainda”.

Esta é a 15ª avaliação desde que o Sistema de Avaliação da Pós-graduação Nacional foi implantado pela Capes, em 1976. O processo avaliatório verifica pontos como a produção científica dos cursos, a formação de mestres e doutores e o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições. A avaliação gera notas de 1 a 7. Os cursos com conceito 1 e 2 são descredenciados pela Capes.

 

(Fátima Schenini - Capes)


Data: 23/08/2007