topo_cabecalho
Sucesso requer força de vontade e senso de planejamento, diz empresário

Afirmação foi feita durante seminário na UFCG, na manhã desta terça-feira

 

Com ênfase no empreendedorismo e na motivação através de experiências pessoais, o seminário Economia Industrial: Casos de Sucesso da Paraíba, organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada (Lapea) da UFCG, campus Campina Grande, iniciou na manhã desta terça, 28.

 

A primeira palestra da manhã, proferida por Robert Kalley, professor da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação e consultor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, contemplou a importância do investimento pessoal como forma de empreendorismo.

 

Logo em seguida, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande, Paulo César de Almeida, apresentou a Unicred, instituição financeira cooperativa criada com fim de propiciar crédito e prestar serviços de modo mais simples e vantajoso para seus associados, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Além disso, fez um histórico com as várias fases do comércio de Campina Grande.

 

Com uma palestra motivacional, José Gonzaga Sobrinho “Deca”, presidente do Grupo Rio do Peixe, falou sobre sua história, desde seu primeiro emprego em Cajazeiras até os dias atuais. “Para crescer na vida, é imprescindível ter força de vontade e senso de planejamento”, disse, com a propriedade de quem só recentemente terminou o curso de Administração com habilitação em gestão de negócios. Sua empresa é, atualmente, 9º lugar no ranking da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, ABAD.

 

Isabel Lausanne, coordenadora do seminário e também do LAPEA, diz-se bastante feliz por ter promovido, já pela parte da manhã do seminário, uma ampla discussão sobre a atualidade no mercado industrial da Paraíba. “E ainda conseguimos mostrar que é possível crescer, não importando se você passa ou não pela academia”, disse, referindo-se à dicotomia causada pelas palestras de Robert Kalley e de Deca.

 

Durante a tarde, foram apresentados painéis com os projetos dos pesquisadores voluntários do Lapea. Muitos desses projetos podem ser encontrados sob a forma de resumo na Revista do Lapea, lançada durante o evento, que custa R$ 5.

 

As palestras serão retomadas a partir das 19h. Estão confirmadas as presenças de Luciano Piquet, da Paraí Informática, e de José Carlos da Silva Jr., do Grupo São Braz, além de uma palestra da própria coordenadora do seminário, Isabel Lausanne. O encerramento deve ser dar por volta das 22h, com um coffee-break.

 

O Lapea

 

O Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada da UFCG é um projeto da professora Isabel Lausanne Fontgalland, com patrocínio do CNPq. Surgiu há dois anos, unindo alunos e professores dos cursos de Economia, Administração e Engenharia de Produção em torno do desenvolvimento de pesquisas nas mais diversas áreas da economia. Saiba mais na página www.ch.ufcg.edu.br/laboratorios/lapea.html.

 

(Paula Theotonio, estagiária na Ascom/UFCG)


Data: 28/08/2007