Vice-presidente do CNPq participa de debate sobre índios nas universidades

Seminário que debaterá a presença indígena nas universidades contará com a presença da vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Wrana Panizzi. O evento é a segunda edição do Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: saberes e práticas interculturais na Universidade, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de agosto em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Wrana Panizzi participará da mesa redonda “Povos Indígenas e Sustentabilidade: saberes e práticas interculturais na Universidade - limites e perspectivas a partir das Instituições Acadêmicas e das Políticas Públicas”, na quarta-feira, 29/8, ao lado da vice-reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Edinalva Dantas Duarte e do vice-reitor eleito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Adilson Crepaldi.

Organizado pelo Programa Rede de Saberes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com a UEMS e com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o seminário tem como objetivo aprofundar o debate sobre o acesso e a permanência de índios nas instituições de ensino superior e o comprometimento das instituições com a elaboração de políticas públicas e a efetivação de projetos coletivos de sustentabilidade dos povos indígenas. Na programação, estão previstos, ainda, debates sobre ações afirmativas, formação de professores indígenas, além da apresentação das experiências mexicana e peruana quanto à presença de índios nas universidades. Entre os debatedores e expositores, estão professores universitários e representantes dos povos indígenas.

O evento conta com o apoio da Fundação Ford e do Projeto Trilhas do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Veja a programação completa do Seminário em www.rededesaberes.org/eventos

Data: 28/08/2007