topo_cabecalho
UFCG inaugura Unidade de Beneficiamento de Materiais Vítreos

Solenidade acontece nesta quinta, no Mutirão

 

Será inaugurada nesta quinta, 23, às 10h, no bairro do Mutirão, em Campina Grande, a Unidade de Beneficiamento de Materiais Vítreos. A inauguração da unidade é mais uma etapa de um projeto de extensão que vem sendo desenvolvido pela UFCG desde o ano passado. Estudos apontam que são jogadas diariamente no “Lixão” cerca de duas toneladas de vidro.

 

“Tudo começou com o diagnóstico sócio-econômico e empreendedor dos catadores, num processo seletivo de 15 deles”, explica a coordenadora do projeto, Crislene Rodrigues Morais, professora da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais.

 

Em seguida, foram realizadas várias etapas de capacitação, voltadas ao manejo da coleta seletiva e às técnicas de reciclagem de vidro. No mês passado, por exemplo, foi realizado um treinamento sobre conhecimentos e técnicas de primeiros socorros e de combate a incêndios, ministrado pela equipe de instrução do Corpo de Bombeiros de Campina Grande a 50 catadores. “Com a instalação do forno e dos trituradores, além do contato constante com material cortante, se fez necessário um trabalho específico de prevenção de acidentes”, observou.

 

A unidade de beneficiamento trabalhará na produção de artefatos decorativos em vidro reciclado, onde vasos, adornos e peças de banheiro serão produzidos com design moderno e inovador. Um professor e um aluno da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, envolvidos no projeto, desenvolverão as peças numa linha que os tornem competitivos no mercado - no artesanato, decoração e material de construção. “Já estamos projetando uma linha de produtos natalinos”, antecipou Crislene. Segundo ela, já existem contatos com empresas interessadas na compra e distribuição dos produtos.

 

O projeto ainda prevê atividades de extensão, no desenvolvimento de projetos de gestão e expansão. O próximo passo é a implantação de uma unidade de reciclagem de papel para confecção das embalagens das manufaturas.

 

Financiado pelo CNPq, MEC, Ministério das Cidades e UFCG, o projeto é realizado num galpão cedido pelo governo estadual.

 

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)


Data: 29/08/2007