topo_cabecalho
UFCG é palco da primeira palestra de José Carlos da Silva Jr.

“Empreendedorismo já nasce com a pessoa”, afirmou o presidente do Grupo São Braz

 

Agregando ainda mais conhecimento e experiências enriquecedoras, terminou na noite de ontem o seminário Economia Industrial: Casos de Sucesso da Paraíba, organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada (Lapea) da UFCG, campus Campina Grande.

 

As palestras, iniciadas pela manhã, recomeçaram às 19h com a participação do empresário Luciano Piquet, presidente da Paraí Informática. Natural de João Pessoa, há dez anos o empresário teve a idéia de reciclar cartuchos de impressoras a jato de tinta. Inventou então o cartucho remanufaturado a vácuo, de qualidade equivalente à de um cartucho novo.

 

“Os cartuchos remanufaturados são produzidos a partir de um original usado e vazio, que é limpo, recarregado, testado e recolocado à venda em uma nova embalagem. Em alguns casos, conseguimos preencher com o dobro de tinta do normal”, explicou Piquet. Atualmente, sua empresa exporta essa tecnologia para cerca de 60 países.

 

O segundo palestrante da noite foi o presidente do Grupo São Braz, José Carlos da Silva Jr, que afirmou que, “além de planejamento e força de vontade, estratégias de investimentos também são muito importantes”. José Carlos também se referiu ao empreendedorismo como algo que já nasce com a pessoa. “Para mim, a pessoa já nasce empreendedora. O que ela pode fazer no decorrer do tempo é se preparar e se qualificar para executar esse talento”.

 

O empresário respondeu a perguntas do público e teve sua participação bastante aplaudida, sendo considerada pela professora Isabel Lausanne como um marco para a universidade, já que esta foi a primeira vez que o empresário realizou uma palestra.

 

O Grupo São Braz é composto por 10 empresas, atuando nos ramos de alimentos, comunicação, seguros e automóveis. A indústria alimentícia produz cerca de 75 produtos e conta com filiais distribuídas nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

 

A professora Isabel Lausanne, coordenadora do Lapea e também do seminário, afirmou que deseja dar continuidade a esses encontros. “Um evento como esse não pode ser único. É necessário deixar um pouco a discussão política de lado e se divulgar os feitos e também as pesquisas realizadas na área econômica”, disse.

 

Ela observa que, na academia, o curso de Economia é geralmente mal interpretado. “Pensam que aqui, no âmbito acadêmico, se formam líderes revolucionários. Não é nada disso. Nosso intuito é formar profissionais capacitados para lidar com o mercado de trabalho”, concluiu

 

(Paula Theotonio, estagiária na Ascom/UFCG)


Data: 29/08/2007