Pesquisadores da Universidade de Fortaleza criam minissubmarino

Com autonomia para substituir mergulhadores, robô será usado no estudo de fauna e flora subaquáticas

O Ministério da Defesa e a Universidade de Fortaleza (Unifor) ensaiam uma parceria para construir um submarino tão pequeno e autônomo que seja capaz de capturar e transmitir imagens subaquáticas. O projeto, denominado Submarino de Avaliação de Meio Ambiente Brasileiro Automatizado (Samba), foi criado pela Armtec Tecnologia em Robótica Ltda., empresa incubada na Unifor, e já conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Samba será uma espécie de robô mergulhador. Com um braço mecânico, o protótipo do minissubmarino não tripulado, com capacidade de se mover em todas as direções em ambientes marítimos e fluviais, tem custo total orçado em R$ 700 mil. Pelo cronograma dos pesquisadores, poderá ficar pronto em dois anos.

Como tem autonomia para substituir mergulhadores humanos, será usado no estudo de fauna e flora subaquáticas, na prevenção e contenção de desastres ecológicos, fiscalização da pesca predatória e inspeção de manutenção de estruturas marítimas e embarcações.

(O Estado de SP)

Data: 31/08/2007