UFCG realiza o II Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste
Evento começa nesta terça-feira, dia 4

A contribuição da Engenharia de Produção para o desenvolvimento sustentável da região será discutida a partir desta terça, dia 4, até a quinta-feira, 6, em Campina Grande, durante a realização do II Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (SEPRONe 2007). O evento está sendo realizado pela Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção da UFCG, em parceria com Centro de Tecnologia do Couro e Calçados Albano Franco (CTCC), do SENAI.

O SEPRONe 2007 será realizado nas dependências da UFCG e do CTCC. As duas instituições mantêm convênio de cooperação há mais de 10 anos, que possibilita que parte das disciplinas do curso de Engenharia de Produção da UFCG seja ministrada nas dependências do CTCC.

Segundo seus organizadores, o evento foi idealizado para ser instrumento de interatividade no âmbito dos profissionais da Engenharia de Produção que atuam na região Nordeste, tendo sua primeira edição realizada no ano passado, em João Pessoa, sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPB.

“A primeira edição teve como resultado mais expressivo a criação de uma rede de pesquisadores, promovendo melhoria na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, devido à disseminação de know-how e a troca de conhecimentos”, afirma Egídio Luiz Furlanetto, da comissão organizadora. Ele define o SEPRONe como uma importante oportunidade para pesquisadores, professores, alunos e profissionais ligados à Engenharia de Produção, consolidarem suas redes de relacionamentos.

Paralelamente ao SEPRONe, também será realizado o IV Simpósio sobre Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho, originado do grupo de pesquisa sobre Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho (CESET), do Departamento de Engenharia de Produção da UFPB. O evento reúne estudantes, técnicos e professores do CESET e profissionais de empresas que têm interesse nas pesquisas desenvolvidas dentro de suas áreas de pesquisa.

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção (também conhecida por Engenharia de Produção Industrial, Engenharia de Gestão Industrial ou Engenharia Industrial) dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvam pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o meio ambiente. Ela é uma engenharia que está associada às engenharias tradicionais, porém, é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 03/09/2007