História da América é tema de simpósio na UFCG

Evento começa nesta terça-feira, 11, no Centro de Extensão

O Programa de Pós-Graduação em História e a Unidade Acadêmica de História e Geografia (UAHG), do Centro de Humanidades da UFCG, promovem desta terça, 11, à próxima quinta, 13, na UFCG - campus Campina Grande - o I Simpósio de História da América: Limites e Possibilidades. Toda programação acontecerá no Centro de Extensão (foto).

De acordo com Williams Bartolomeu Baracho de Lima, aluno do curso de História e membro da Comissão Organizadora do Simpósio, o evento tem como objetivo evidenciar a atualidade dos estudos de História da América, sublinhando a importância desta para a compreensão do mundo contemporâneo. "Nesse sentido, o evento auxiliará o fortalecimento desta área de conhecimento no Nordeste, através da interação entre os grupos participantes, nos quais professores, alunos e demais interessados irão expor os resultados de suas pesquisas na área e problematizarão questões relacionadas à discussão historiográfica e ao ensino de História da América, além de debater sobre as constantes possibilidades de novos objetos, novas abordagens, novos métodos e possíveis fontes para a pesquisa voltada à temática", afirmou.

O graduando acrescentou que durante a realização do Simpósio haverá o lançamento, pela Editora Universitária da UFCG, de um livro didático sobre a História da América, o qual tem como organizadores além do próprio Williams, o professor Mestre Faustino Teatino, quatro professores e mais quatro alunos da UFCG. "O lançamento desta obra é de grande importância, pois mostra o que está sendo produzido no espaço acadêmico e reforça que o lugar desta produção vai além do público de nível superior, fazendo com que estes estudos e descobertas cheguem ao âmbito social de uma maneira geral. É válido salientar também que o que for arrecadado com a venda do livro será doado em forma de mais livros sobre História da América à Biblioteca", finalizou.

Mais informações sobre o evento, na UAHG, pelos fones: (83) 3310.1208 ou 3310.1209.

Terça-Feira – dia 11

Manha e Tarde - Recebimento de material

Noite

19h30 às 21h30 - Conferência de abertura:  A história da América no Novo Século: Temas e Fontes”, Ms. Celso Gestermeier (UFCG)

Quarta-Feira – dia 12

Manhã

8:00 às 11h00 - Mesa-redonda: “A literatura como fonte de pesquisa em História da América”, Dr. Gervácio Batista Aranha(UFCG); Dr. José Benjamim (UFCG); Esp. Karla Tathiana (UFCG)

11h00 às12h00 - Apresentação de filme Fahrenheit 9-11.

Tarde

14h00 às 17h00 – Mesa-redonda: “A produção Bibliográfica Sobre História da América nas Ultimas Décadas do Século XX.”, Ms. Faustino Teatino Neto (UFCG/UEPB); Ms. Camilo Barbosa da Silva (UEPB)

Noite

19h30 às 21h30 – Palestra “Reflexões Sobre a História do E.U.A”, Dr. Lúcio Flávio (UFPB).

Quinta-Feira – dia 13

Manhã

8h00 às 11h00 – Mesa redonda: “Ensino de História da América: Reflexões sobre Problemas de Identidade”, Ms. Kyara Maria de Almeida Vieira (UEPB); Esp. Manuela Aguiar Araújo (UEPB).

11h00 às 12h00 - Apresentação de filme: A revolução não será televisionada

Tarde

14h00 às 17h00 – Mesa redonda: “Economia Política e Meio Ambiente na América Latina do Século XXI”, Dr. Renato Kilpp (UFCG); Dr. José Otavio Aguiar (UFCG)

Noite

19h30 às 21h30 - Conferência de encerramento: “Trabalhos e Pesquisas sobre a História da América”, Autores e Organizadores da Série Textos Didáticos Sobre História da América.

Lançamento de livro produzido por alunos e professores do Centro de Humanidades sobre a História da América.

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 11/09/2007