Atendimento odontológico na UFCG será ampliado para o período noturno

Encerrada a greve dos servidores na semana passada, os diversos setores da UFCG já voltaram a funcionar normalmente. Em alguns, o retorno às atividades traz novidades. É o caso do setor odontológico, onde o atendimento, atualmente feito apenas nos turnos manhã e tarde, em breve também será feito à noite.

Segundo Fernando Pinheiro, coordenador do setor, essa ampliação do horário de atendimento visa beneficiar os alunos do período noturno.  “Os estudantes da noite acabam sendo prejudicados, pois a grande maioria trabalha durante o dia, impossibilitando o atendimento”, explica.

Todos os estudantes da universidade, bem como as crianças da Unidade de Educação Infantil da UFCG, têm direito aos serviços do Posto Odontológico.

Bernadete de Lourdes, auxiliar administrativa e odontológica do posto, informa que atualmente, o atendimento é feito por ordem de chegada, com dois dentistas pela manhã e dois pela tarde. “A cota de atendimento por dentista é de sete pacientes por dia, o que muitas vezes obriga os estudantes a virem em outros dias. Com o atendimento noturno, o serviço irá melhorar”, diz.

Prevenção, restauração e até mesmo pequenas cirurgias são alguns dos serviços odontológicos oferecidos pelo Posto. “Nos casos mais delicados, os pacientes geralmente são encaminhados para a Clínica de Odontologia da UEPB”, explica Fernando Pinheiro.

Perícia Médica funcionou normalmente durante a greve

Durante a greve, a Perícia Médica – setor da universidade responsável pelo endossamento de atestados médicos de alunos e servidores e monitoramento da saúde do trabalhador – não parou de funcionar. “Devido à grande quantidade de atestados, os médicos e eu nos reuníamos às quartas-feiras, durante a tarde”, diz Dilma Stael Mariz, chefe do Setor de Perícia.

A perícia médica, que funciona de segunda a sexta pela tarde, endossa desde atestados médicos de estudantes até exames admissionais, pedidos pela instituição no ato de admissão dos servidores da universidade. Todo tipo de afastamento, nem que seja de um dia, deve ser encaminhado em forma de atestado até a perícia.

Dilma Mariz também comenta sobre o trabalho da perícia. “Normalmente, o solicitador do atestado passa por uma entrevista que, dependendo da gravidade do caso, é feita com um ou três médicos”. Depois do carimbo da Perícia, é só encaminhar o atestado à unidade acadêmica, no caso dos alunos, ou à Secretaria de Recursos Humanos da UFCG, no caso dos servidores. Por dia são feitas, em média, cinco entrevistas, em ordem de chegada.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, Paula Theotonio e Ianna Marinho, estagiárias)

Data: 14/09/2007