Brasileira ganha prêmio da ONU por iniciativa verde

Pesquisadora da UFSC estuda impacto ambiental da produção industrial

Uma pesquisadora brasileira faturou um prêmio do UNEP - programa de meio ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas) - por sua idéia inovadora. O prêmio contemplou os melhores projetos de instituições de Ensino Superior e de pesquisa, além de trabalhos realizados pela iniciativa privada. Todos vindos de países em desenvolvimento, que abordaram a "avaliação do ciclo de vida", metodologia que monitora os impactos ambientais da produção industrial.

A mineira Danielle Maia de Souza, que é doutoranda da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), integra o grupo de pesquisa em avaliação do ciclo de vida e recebeu duas premiações durante a "3rd International Conference on Life Cycle Management", que ocorreu entre os dias 27 e 29 de agosto, em Zurique, Suíça.

O primeiro prêmio (LCA AWARD - UNEP/SETAC Life Cycle Initiative Award for LCA projects in Developing Countries) lhe foi entregue por Arab Hoballah, chefe do Ramo de Consumo e Produção Sustentável da Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia do Programa Ambiental da ONU, no dia 28 de agosto. O título concede dois anos de licença de uso do software UMBERTO, especializado em avaliação do ciclo de vida.

O segundo prêmio (PRÉ CONSULTANTS AWARD for Best Non OECD Presentation at LCM 2007) foi relativo à sua apresentação ter sido escolhida como a melhor dentre aquelas de palestrantes de países emergentes. Ela o recebeu das mãos de Mark Goedkoop, autor do método de AICV Eco-Indicator 99. Esta segunda premiação garante um financiamento de 4 mil Euros fornecido pela organização Pré-Consultants, que realiza pesquisas em avaliação do ciclo de vida.

O evento que ocorreu em Zurique contou com a presença de mais de 500 participantes do setor acadêmico e industrial. Palestras foram realizadas em diferentes tópicos em avaliação do ciclo de vida. Neste evento, também foi anunciada a publicação da obra "UNEP/SETAC LCM Business Guide", importante para a divulgação dos conceitos em gestão do ciclo de vida.

(Portal Universia)

Data: 12/09/2007