Portal dos Periódicos é apresentado a representantes de 12 países

UFCG é uma das universidades que têm acesso integral ao sistema

A experiência do Portal de Periódicos foi apresentada nesta terça-feira, 11, em São Paulo, a representantes de 12 países. Até quinta-feira, 13, o 2º Seminário de Consórcios de Bibliotecas Ítalo-Ibero-Latino-Americanas reúne Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Portugal, Peru, Itália, Uruguai e Paraguai, além do Brasil, para debater avanços na oferta de informação científica mundial.

Pesquisadores, professores, estudantes e comunidade podem ter acesso, nos computadores ligados à instituição de ensino credenciada, às mais importantes publicações de informação científica e tecnológica mundial. “Antes, cada universidade comprava seu acervo em papel. O portal tornou mais eficiente o acesso aos conteúdos e promoveu uma economia em escala que permite ampla democratização da informação”, afirmou Emídio Cantídio, diretor de programas da Capes.

No site, há um campo de busca por palavras-chave contemplando cerca de  11.500 periódicos com textos completos. Em 2005, foram 13,8 milhões; de janeiro a setembro deste ano, já são 15,5 milhões, o que dá uma média de 130 mil acessos por dia.

A UFCG é uma das instituições de ensino superior que tem acesso integral ao acervo do Portal de Periódicos.

(Paula Theotonio – estagiária da Ascom/UFCG e Adriane Cunha – Ascom/Capes)

Data: 12/09/2007