topo_cabecalho
Países fortalecem consórcio para aquisição de informação científica

Os 13 países participantes do II Seminário de Consórcios de Bibliotecas Ítalo-Ibero-Latino-Americanas (SCBIILA) decidiram intensificar as ações conjuntas para a contratação de novas bases de dados de artigos científicos. O encontro que encerra nesta quinta-feira, 13, em São Paulo, discute os avanços dos consórcios de periódicos científicos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação dos países.

A coordenadora do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Elenara Chaves, disse que já existem iniciativas entre os países e isso tem contribuído nas negociações com as editoras. Citou como exemplo a parceria com a Argentina. “ Estamos em constante troca de informação principalmente sobre os detalhes dos contratos de aquisição de bases”, disse. Além disso, o Brasil adota uma postura de constante avaliação do serviço oferecido, do uso e dos valores investidos.

Os representantes da Itália, Espanha e Portugal afirmaram que podem contribuir na questão tecnológica. “Temos evoluído em plataformas e softwares, além de modelos de estatísticas de uso”, disse a representante da Itália, Paola Gargiula.

Para a coordenadora da Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da Fapesp, Rosaly Fávero, pioneira no avanço da ciência da informação no país, a intenção é tornar o SCBIILA um encontro de referência sobre o tema na América Latina. ”Juntamente com a contribuição da Itália, Espanha e Portugal queremos que esta reunião seja reconhecida a exemplo de encontros de consórcios que ocorrem nos Estados Unidos e Europa”, disse. Rosaly integra o Conselho Consultivo do Portal de Periódicos da Capes.

Entre as conclusões do encontro está a criação de grupos de trabalho para discutir questões específicas relativas ao desenvolvimento da coleção de periódicos, a contratação dos conteúdos adquiridos pelos países e os dados estatísticos de utilização desse material. Uma nova reunião está prevista para a primeira semana de março de 2008, em Bogotá, Colômbia.

 

(Adriane Cunha - Capes)


Data: 13/09/2007