Institutos federais vão inovar modelo de ensino técnico

Nos próximos dias, o MEC lança edital relativo aos institutos federais

A reorganização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a expansão das escolas técnicas e a criação dos institutos federais de educação tecnológica (Ifets), foi o tema central da abertura e do primeiro dia de debates da 31ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Reditec).

Iniciado na quarta-feira, 12, o encontro, que reúne os dirigentes das instituições federais de educação tecnológica, estende-se até sábado, 15, em Florianópolis.

Nos próximos dias, o MEC lança edital relativo aos institutos federais (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6095.htm).

A partir de então, as instituições federais de ensino profissionalizante poderão se inscrever para fazer parte do novo modelo.

Os institutos federais serão estabelecimentos especializados na oferta de ensino profissionalizante e tecnológico nas diferentes modalidades de ensino, desde a educação de jovens e adultos até o doutorado. Os cursos estarão sintonizados com as realidades regionais.

Outra característica será a prioridade para os cursos de licenciatura e para a formação de professores nas áreas de física, química, matemática e biologia. Os institutos federais integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

"Os Ifets estão comprometidos com o projeto de sociedade em curso no país", disse o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco, na conferência de abertura.

"Não se trata de algo estranho e à margem do desenvolvimento da institucionalidade da rede federal, mas um salto qualitativo em uma caminhada singular, prestes a completar cem anos."

A solenidade de abertura da Reditec contou com uma homenagem a personalidades que realizaram e realizam trabalhos relevantes na educação profissional e tecnológica do país.

Também foi lançado o livro Do Discurso à Ação: uma Experiência de Gestão Participativa na Educação Pública. A obra apresenta relatos de Jesué da Silva, Nilva Schroeder e Silvana Ferreira, ex-diretores da Unidade de Ensino de São José, Santa Catarina.

A diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Santa Catarina, Consuelo Sielski Santos, organizadora do encontro, ressaltou a importância do intercâmbio de experiências entre os diretores da rede.

Para ela, a educação profissional e tecnológica é a via possível para a plena inclusão social. Santa Catarina, que tinha oito escolas técnicas, chegará a 2010 com 19 unidades de ensino.

(Assessoria de Imprensa do MEC)

Data: 13/09/2007